Odontologia para bebês

image

A odontologia para bebês tem a finalidade manter a saúde bucal da criança.

Uma vez que a dentição começa a se formar antes do nascimento (os dentes decíduos se formam a partir da sexta semana, e os permanentes por volta do quinto mês de vida intra-uterina), a prevenção de vários problemas começa na gestação.

Pais informados precocemente dos efeitos negativos do uso da mamadeira noturna com líquidos açucarados e da higiene deficiente, evitam que seus filhos desenvolvam a cárie.

Conhecer a importância de uma dieta equilibrada, receber orientação sobre a amamentação natural e artificial, o controle da ingestão de açúcar e importância da aplicação do flúor, e dos cuidados em relação à higiene bucal e é fundamental para a promoção da saúde da criança.

A cárie dentária é uma doença bacteriana e pode ser transmitida. A transmissão dos microrganismos cariogênicos ocorre através do contato físico direto. Por isso, pais, avós e babás devem estar em dia com sua própria saúde dental e evitar contatos salivares com o bebê, como beijos na boca ou nas mãos, uso do mesmo talher e provar e assoprar alimentos.

Verifica-se, segundo a literatura, que apenas uma pequena porcentagem de crianças de 6 a 36 meses vão ao dentista. Um dos motivos da consulta é porque os dentes estão em má posição, outro motivo é pela observação de cárie e queixa de dor. A experiencia de dor na criança pode ser evitada com cuidados preventivos.

Apesar do curto período de tempo que os dentes decíduos permanecem na boca, estes são de grande importância para a função mastigatória, articulação, oclusão, fonação, estética e para a correta desenvolvimento dos ossos da face.