Blog

A importância da mastigação correta

A mastigação é uma a função importante para o equilíbrio das estruturas faciais e orais. Ela mantém a força e contorno da musculatura do rosto, estimula o desenvolvimento dos ossos da maxila e mandíbula e a posição dos dentes, além de ser a primeira fase da digestão dos alimentos.

Mesmo antes do surgimento dos primeiros dentes, a criança já ensaia movimentos mastigatórios. É um engano achar que o bebê deve comer papinhas batidas e peneiradas. Nesta fase é essencial apresentar à criança o alimento gradualmente mais consistente para estimular os movimentos mastigatórios.

O exercício da mastigação leva ao bom desenvolvimento dos ossos que envolvem os dentes. O mesmo conceito vale para a todas as outras faixas etária.

Durante a mastigação, os lábios devem estar fechados, a mandíbula deve movimentar-se fazendo movimentos rotatórios, e o alimento deve ser mastigado alternadamente de cada lado da boca.


 O ato de mastigar é automático, portanto quando há dificuldade, não é suficiente “se obrigar” a mastigar dos dois lados. É necessário observar inclusive a respiração, o tipo de mordida e a oclusão dos dentes. O melhor é procurar um dentista para que ele analise as causas que impedem a mastigação correta para então corrigi-las.

Você mastiga corretamente?

Voltar