Blog

Dieta: escolhas alimentares e gengivas saudáveis

Pesquisadores japoneses estudaram um grupo de cerca de 950 adultos para determinar se o consumo de laticínios com ácido lático, como leite, iogurte e queijo, diminuía o risco de doença gengival.

Os pesquisadores verificaram que os participantes que consumiam 55 gramas ou mais de iogurte e bebidas com ácido lático por dia apresentavam significativamente menos ocorrência de doença periodontal. Verificaram também que o consumo de leite ou queijo não era tão benéfico para a saúde periodontal.

O efeito probiótico dos lactobacilos pode estar relacionado a uma gengiva mais saudável. Outro estudo japonês mostrou que adultos que bebiam chá verde também tinham gengiva mais saudável, porque os antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias.

Os amantes do chá também podem preparar uma xícara de chá preto (sem açúcar, limão ou leite), que dinimui o crescimento de bactérias causadoras da cárie e ácidos na boca, segundo pesquisadores norte-americanos.

Pesquisas mostram também que a baixa ingestão de alimentos com vitamina C está relacionada à doença periodontal. Por isso, inclua em sua dieta alimentos ricos em vitamina C, como laranja, mexerica, morango, kiwi, pimentão, tomate e muitas outras frutas e vegetais.

 

Voltar